Outubro de 2018 - Ecoendoscopia intervencionista
Data de realização: 01/10/2018

Ecoendoscopia intervencionista é tema da reunião da SOBED-MG de outubro


Médico convidado para falar sobre o tema na noite da última segunda-feira (01/10) é o gastroenterologista, Dr. José Celso Ardengh

A reunião da SOBED-MG de outubro aconteceu na primeira segunda-feira do mês (01/10) e contou com a presença do gastroenterologista, Dr. José Celso Ardengh. O tema principal da noite foi a ecoendoscopia intervencionista, um procedimento que combina endoscopia e ecografia de alta resolução. O novo presidente da SOBED-MG, Dr. Elmar José Moreira Lima, abriu o encontro, dando boas-vindas aos presentes e agradecendo as presenças. O palestrante da reunião, Dr. Ardengh iniciou a aula explicando que antigamente a endoscopia era um procedimento único e exclusivamente utilizado para o diagnóstico, porém a partir de 2008, a técnica começou a ser entendida como terapêutica. “A Endoscopia terapêutica realiza o tratamento endoscópico de doenças do tubo digestivo. Por meio dela, são realizados tratamentos como hemostasia de lesões sangrantes do tubo digestivo, dilatação de estenoses, ressecção de tumores precoces e desobstrução da via biliar”, explica.

Durante a apresentação, o médico abordou desde técnicas de cauterização, desde as convencionais até as avançadas, demonstrou alguns casos clínicos e destacou duas conclusões relacionadas a drenagem. “A drenagem biliar interna se mostra superior as outras técnicas por
ser menos invasiva, fornecer melhor absorção dos nutrientes, menor taxa de problemas hidroeletrolíticos, além de requerer menor número de reintervenções e prevenir o incômodo de drenos externos”, assegura.

O palestrante ainda explicou que, no caso da Drenagem Pancreática, a Pancreatografia deve ser tentada na falha do cateterismo do DPP, o EUS-PDD deve ser usada para o tratamento das estenoses do DPP e deve-se considerar que o procedimento é superior a e-PDD nos casos de estenose após Whipple. Após a aula, houve a apresentação da chapa Participa SOBED 2021", com os Drs. José Celso Ardengh e Edivaldo Graga Moreira, que mostraram seus planos e projetos no possível comando da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED). Na reunião de novembro, a chapa concorrente terá a oportunidade de apresentar suas ideias para os sobedianos mineiros.

 

Local do evento: AMMG
Site do evento: clique aqui
Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600