Maio 2018 - Ressecções minimamente invasivas das lesões de reto é o tema da reunião de Maio da SOBED-MG
Evento em destaque!
Data de realização: 10/04/2018

Ressecções minimamente invasivas das lesões de reto é o tema da reunião de Maio da SOBED-MG

O presidente da SOBED-MG, Dr. Vítor Arantes e o coloproctologista Dr. Matheus Meyer foram os convidados do mês

No dia 07 de maio, foi realizada a Reunião Mensal da SOBED-MG, com a participação de dezenas de Sobedianos. Os presentes puderam acompanhar a apresentação de dois especialistas que mostraram diferentes métodos para as ressecções minimamente invasivas das lesões de reto; tema do encontro. O presidente da SOBED-MG, Dr. Vítor Arantes e o Coloproctologista da Rede Mater Dei de Saúde, Hospital Vera Cruz e Santa Casa de Belo Horizonte, Dr. Matheus Meyer, foram os convidados que defenderam a visão do endoscopista e do cirurgião, respectivamente. 

O Dr. Meyer deu destaque para a microcirurgia endoscópica transanal e todos os aspectos técnicos, indicações, a parte histológica e apresentação de casos relacionados ao método. Já o presidente da SOBED-MG, dentre outras recomendações, falou sobre a dissecção submucosa endoscópica. De acordo com o presidente da SOBED-MG, foi realizado um debate interessante de casos clínicos e ficou claro que as vertentes propostas nas apresentações se complementam. 

Para Arantes, toda lesão neoplásica encontrada no cólon e reto, principalmente aquelas de maior tamanho, devem ser bem estudadas por endoscopia, colonoscopia e magnificação, se houver possibilidade, a fim de classificar a lesão. “Se a lesão for, por exemplo, polipoide benigna, será indicado um tratamento, se nela houver suspeita de invasão na submucosa, vai exigir um tratamento endoscópico mais especializado. Portanto, o que indicamos é que um endoscopista expert sempre seja ouvido, especialmente no caso de lesões polipoides mais complexas, antes de encaminhar o paciente para um tratamento cirúrgico porque na maioria das vezes é possível resolver com as técnicas avançadas de forma curativa e eficiente, poupando o paciente de um tratamento mais agressivo”, destaca o presidente. 

Na reunião, houve apresentação de 3 casos relacionados a lesões de reto.

Local do evento: Conselho Regional de Medicina (CRM)
Site do evento: clique aqui
Av. João Pinheiro, 161 - Centro - CEP: 30.130-180 / Belo Horizonte / Tel: (31) 3247-1600